sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

E já quase cá canta mais um!

A 12 dias do fim do ano, e como de costume, é altura de fazer balanços!
Como todos os anos, 2008 não foi excepção, no que diz respeito a aspectos positivos e negativos...se bem que este ano arrisco dizer que foram mais os momentos bons, do que os maus!
Apesar da tão anunciada Crise, e como sou (quase) sempre do contra, estou empenhada em acreditar que 2009 vai ser um ano de mudança, para MELHOR, para mim e para as pessoas que me estão mais próximas!
É certo que neste fim de ano há pessoas de quem gosto que estão tristes, que enfrentam dificuldades importantes, quer seja a preocupação com a saúde de familiares próximos, quer sejam problemas emocionais e financeiros!! Aquilo que mais gostaria de vos dar era a resolução de todas essas dificuldades mas, como sou apenas humana...dou-vos aquilo que posso: a minha AMIZADE!
Para ti SUSETE...desejo que 2009 te traga a tranquilidade que precisas e que as energias negativas dos outros deixem de te atormentar!! Já te disse uma vez que, se me desses um pouco da tua generosidade, e eu a trocasse por um pouco do meu egoísmo...seríamos ambas pessoas perfeitas!!
Mas, como "perfect is boring"...vamos continuar a viver com as nossas qualidades menos boas (sim, defeitos não temos, hi, hi!)...e continuarei a moer-te o juízo para pensares mais em ti, na tua saúde, naquilo que A TI faz bem!!!!!!
Ao meu "Significant Other", só desejo o melhor de tudo, e que os teus projectos e ideias para 2009 te tragam o sucesso para o qual trabalhas tanto e mereces!!
Ao meu irmãozinho, quase nos "sweet sixteen", desejo um pouco mais de maturidade, mas sempre mantendo a sua descontração típica! Este rapaz não sabe o que é stress! :D
Aos meus PAIS, só desejo felicidade, saúde, e menos preocupações! Os filhos dão trabalho, não é mami e papi??!!
À restante família, tudo do bom e do melhor, vocês merecem!
Last but not least, aos MEUS AMIGOS (que sabem quem são, não preciso mencionar nomes)...sejam felizes, à vossa maneira!
Feliz Ano Novo! Comam muito nestas Festas, e depois vamos todos malhar com (ainda) mais genica!!
Beijocas, Beijocas

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bullying e desculpas!

Há algumas semanas atrás vi uma reportagem na SIC, amplamente publicitada, sobre esse fenómeno, recentemente denominado em Portugal...de Bullying! Primeiro não percebi o que era, e quando percebi questionei-me: "Mas, será que estas pessoas não andaram na escola? O jornalismo é uma licenciatura (certo?!), logo, implica que seguramente não passaram do jardim-escola, directamente para a Universidade!!!!"
Curiosa, esperei para ver o que iria sair dali e, felizmente, os comentadores, esses sim, andaram na escola...e disseram e repetiram várias vezes que o Bullying SEMPRE EXISTIU! Ou não se lembram daquela desgraçada da nossa turma de um qualquer ano do liceu, que, para seu desgosto, usava óculos?? Qual era o seu nome carinhoso? Pois claro..."caixa-d'óculos"!!
E aqueles nossos colegas de constituição mais frágil, que eram levados sem dó nem piedade, a tomar banho no bebedouro em quase todos os intervalos a meio do Inverno, ou cujos genitais eram forçados contra um pilar...em pleno recinto, e à frente de quem quisesse ver, incluindo professores, e auxiliares de educação (nome pomposo para os contínuos), ao mesmo tempo que eram insultados e alvo de risotas por quase todos os colegas a assistir???!!!
Infelizmente, eu não só assisti a estas cenas tristes, como também fui alvo desse fenómeno tão século XXI...há quase 20 anos!! Agressões físicas nunca sofri, até porque tenho a mão pesada...mas agressões verbais...dessas perdi-lhes a conta!! Estas agressões marcam uma vida e deixam marcas que nunca mais se esquecem.
Mas...aqui entra o livre-arbítrio e a inteligência de cada um! Se deixarmos que as atitudes cobardes de meia dúzia de paspalhos, cujos sentimentos de inferioridade para connosco - as pessoas com valor, inteligentes, e que sobressaem por isso mesmo - nos quebrem...então só mostramos que não somos melhores que eles!
Há algum tempo re-encontrei uma dessas pessoas, que me fez a vida negra, me provocou muitas lágrimas, e me humilhou ao chamar-me nomes que ainda hoje me afectam enormemente!! Mas, e como nada acontece por acaso...constatei que ele é um pobre diabo, que nunca fez nada na vida, acho que até estava desempregado na altura, sem formação, gordo (vingança, haha!), baixo e careca...enfim, uma anedota de homem!
Por isso, meus amigos, existirão sempre pessoas que, ao se sentirem inferiores a nós, nos tentarão puxar para o seu nível em vez de se esforçarem por subir e competir connosco de igual para igual!! Cabe-nos a nós decidir como lidamos com essas pessoas! Deixamos que nos deitem abaixo? Ou, pelo contrário, encaramos as suas tristes acções e opiniões por aquilo que valem, que é NADA..., levantamos a cabeça e aprendemos a olharmo-nos no nosso espelho físico e intelectual com realismo, e nos valorizamos a nós próprios????
Acho que a segunda opção é bem melhor!!!
Por isso, e por mim falo, deixemo-nos de desculpas...o bullying sempre existiu e sempre existirá, enquanto houverem pessoas mal formadas no nosso mundo! Acreditam que esse dia chegará? Então têm mais fé do que eu!!! :D
Beijocas e espero que o meu texto ajude alguém

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Humores inconstantes

Sou feliz a maior parte do tempo, e no restante faço por sê-lo...
Sozinha...É como me sinto hoje! Amanhã poderá ser diferente, tal como o foi ontem! Nem sei muito bem porquê, talvez resulte da fragilidade de ter de repetir os exames hoje novamente, de ir fazê-lo sozinha...e de saber que nada mudou!
Aliás, pouca coisa tem mudado a meu redor...só noto as pessoas mais nervosas, mais desanimadas, tristes e preocupadas! Eu também estou...sei que a minha vida tem de levar uma volta de 180 graus, a vários níveis...mas ainda não achei o meu caminho! Eu não desisto, nunca fui pessoa para desistir...mas também já percebi que existem coisas pelas quais não adianta lutar! Eu dou-me por inteiro a tudo o que faço, nunca faço nada pela metade, para isso prefiro não fazê-lo...
Mas, e quando nós damos, damos, damos...e pouco recebemos em troca (quando não recebemos gritos e insatisfação)???? O que fazer nesta situação? Fujo? Meto a cabeça na areia e finjo que não se passa nada? Nunca o consegui fazer, parece-me que não é agora que o vou conseguir...
Hoje é um dia muito confuso, estou frágil e a precisar de colo...
Este dia tem de chegar ao fim depressa, e que amanhã o sol brilhe com mais força, porque hoje é a lua que predomina!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crescimento...!

Recentemente, tenho-me dado conta de que existem coisas na vida para as quais não vale a pena o nosso esforço, visto a recompensa ser insignificante ou inexistente.

Parece-me que faz parte do crescimento como ser humano, aprender a distinguir estas, daquelas pelas quais vale a pena lutar! Mas, como já referi aqui noutros textos, o crescimento por vezes custa, as decepções acumulam-se e a nossa mente altera-se...e nem sempre para melhor!

Acusam-me muitas vezes de ser ingénua, de acreditar sempre que todas as pessoas têm um bom fundo. Pois, meus amigos, essa menina está a desaparecer, não de repente, mas a cada dia um bocadinho! A maioria das pessoas NÃO tem um bom fundo...o bom carácter, a boa índole estão em vias de extinção...
Perguntam-me se, por isso, passarei a ser diferente? Deixarei de dizer o que tenho a dizer, quando acho que o devo fazer? 1000 vezes não!!!! Posso não seguir a carneirada (apesar de ser carneirinho de signo)...mas serei sempre autêntica, custe a quem custar, doa a quem doer, inclusivamente a mim, pois habitualmente sou sempre eu quem acaba pior! ;D

Precisava deste divã para abrir a minha alma...afinal, é a única forma de o fazer!
Beijos

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

There are many things in your life that will catch your eye but only a few will catch your heart....

Frase que me ficou gravada na mente!
Para quem quiser reflectir sobre ela...o fórum está aberto!
Beijos

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Movimento Anti-Calçada Portuguesa!!!

Todas as mulheres vão aderir!!!!! Pelo menos todas aquelas desgraçadas que teimam em andar de sapatos de saltos altos, a destilar elegância...pelo menos até enfiarem um salto num dos 50000 buracos existentes no passeio...e cairem redondas no chão!!!
É verdade...eu desconfio desde há muito que existe um acordo entre os calceteiros de Lisboa e os sapateiros, sim...porque cada vez que se pôem capas nos saltos são 4 euritos a sair do bolso. Pelas minhas contas, deve ser fifty-fifty para o calceteiro e para o sapateiro....
Grande negócio...Sr. Engenheiro, ponha os olhos nisto!!! :D
Eu proponho que nos juntemos todas e acabemos com esta intrujice! Sim, porque a mim já me sairam os 4 euritos do bolso ONTEM e HOJE estraguei um salto do mesmo sapato...outra vez!
Ou seja, acabamos a pagar os MESMOS sapatos várias vezes! Eu até podia usar isto como desculpa para dar largas ao meu vício chamado ALDO mas...não pode ser!!! ;D
Mulheres, vamos a isto! Toca a fazer calçadas como as de Nuestros Hermanos: seguramente haverão menos pés torcidos, sapatos estragados...e acabamos com um dos lobbies mais dissimulados do nosso país!
Apoiem-me! :D

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Algo positivo?

Decidi que só voltaria a escrever aqui quando tivesse algo de positivo para dizer...
Há tantas coisas positivas na minha vida, mas é a tal história do 90/10...aquela pedra no sapato que estraga tudo!
Quase há 1 mês, convenci-me que estava perto de ter alta, inclusivamente achei que poderia recomeçar a fazer PowerJump, correr, etc...
Quanta ingenuidade!!! Acabei por levar um balde de água fria, quando descobri que a minha cicatrização não está a ser feita em condições, e que provavelmente teria de ser operada outra vez!!
Chorei, e chorei sozinha...porque chega de abusar da boa vontade da minha família e amigos! Todos os dias me angustio, continuo com medo de não voltar a ser quem era, de perder as ganas e o espírito que sempre me conduziram ao sucesso, mesmo com obstáculos pelo meio.
Realmente, a saúde física é fundamental para manter um equilíbrio emocional!!
Eu SEI que vou vencer mais este obstáculo, afinal, o pior já ficou bem lá atrás!!
Sou acusada de ser teimosa e mimada...talvez o seja, mas são estas as características que me empurram para a frente quando a minha perna magoada não quer colaborar!! São elas que me fazem engolir as lágrimas quando sinto as dores que já deveriam ter desaparecido, e lá vou subindo as escadas 2 a 2 com a perna esquerda, para não deixar ninguém à minha espera!!! :D
Eu vergo, mas não quebro!!!
Bom fim-de-semana!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dia especial...!


Hoje é dia de dar os parabéns à Mulher mais bonita deste blogue...à nossa lindona Susete!


Ela é um "melting pot" de amizade incondicional, generosidade avassaladora e...principalmente, dona de uma coragem incrível, que a torna na mulher extraordinária que é!


Não posso deixar de te felicitar, minha amiga do coração, pelo teu aniversário, e agradecer-te fazeres parte da minha vida, mesmo nas alturas em que te apetece apertar-me o pescoço! :D


Ti amo, não mudes nunca, mesmo com 100 anos e a cair-nos a dentadura, quero ver esse sorriso todos os dias!


Beijos, beijos

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Férias!

Faltam umas horinhas para rumar ao Algarve! Com ou sem Sasha Parties, a verdade é que já sentia a falta de uma saída deste ambiente...
Este ano, ao contrário dos últimos, sinto mesmo a necessidade de ir de férias em Agosto, não sei se por sentir a atmosfera de férias por todos os sítios onde passo, se por sentir um cansaço e saturação extremos! Estou cansada sim, física e psicologicamente; este ano tem sido duro, a vários níveis, muitos desafios, muitos obstáculos a vencer e preciso de sol, areia nos pés, banhos de mar e...principalmente, de não pensar em nada, a não ser em coisas mundanas como, onde iremos jantar esta noite?! ;D
Para todos, incluindo EU...boas férias e divirtam-se!!
Algarve, Menorca...estou a caminho!

terça-feira, 22 de julho de 2008

Momento Impulse...

Lembram-se daquele anúncio velhinho?
"E se, de repente um desconhecido, lhe oferecer flores? Isso é...Impulse!"
Impulse não sei se é, mas que às vezes pode ser um grande disparate, isso...seguramente! Faz algum sentido oferecer flores a alguém que não se conhece? De quem não se sabe nada, nem sequer se gosta de flores??
Aliás, sempre pensei que as flores só se ofereciam a alguém que nos diz muito! Eu, por exemplo, ainda só as ofereci à minha mãe e acho que isso diz tudo!!!
Meninos, um recadinho...nada de flores à procura de uma conquista fácil! Não o vão conseguir e, além disso...a intenção vai murchar tão depressa como elas!
Se querem de facto conquistar uma mulher, sejam verdadeiros, mostrem o vosso lado mais sombrio e deixem que ela decida se vale ou não a pena o esforço! Tentativas fúteis como flores, bonecada, etc... não vos levam a parte nenhuma! Trust me!!!
Fica o conselho...

terça-feira, 15 de julho de 2008

Afinal...o que fica?

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Fernando Pessoa

É bem verdade! O tempo que dura uma paixão pode nem chegar para encher as páginas de um jornal diário, mas quando é bem vivido, deixa recordações para uma vida inteira!
Finda a amargura do abandono, é isso que fica, a recordação de um tempo breve mas que foi cheio de sorrisos, beijos e ternura...
Ninguém disse que o que é bom tem de ser eterno, pode até nem se dar pelo tempo passar...até que despertamos para a realidade, que é bem diferente do expectável e aí o tempo torna-se demasiado lento, as horas não passam e os dias são infindáveis...

Mas, há um dia em que acordamos de novo a sorrir...e em que nos apetece agradecer à pessoa que amámos...por nos ter feito felizes...nem que fosse por um curto instante!
Obrigada!

domingo, 13 de julho de 2008

Verdes Anos...


Ontem assisti à cerimónia de entrega dos diplomas do 9º ano do meu maninho! Foi uma cerimónia que me surpreendeu pela positiva, por ser tão emotiva e tão singela, ao mesmo tempo!

As fotos dos miúdos, muitos deles que conheço há 9 anos, nas várias fases do percurso, foram o que mais gostei! Lembrei-me de como foi na época em que passei pelo mesmo, e percebi que o meu irmão cresceu, e tem toda uma vida independente da família, que envolve amizades que, espero, sejam para a vida, romances, private jokes, etc...

Mas, o melhor de tudo, foi perceber que, mesmo não tendo os melhores resultados académicos do mundo...ele é feliz, e isso faz-me feliz!

Mano, cresceste a correr, já não és o bebé que tirava as meias 5 segundos depois de tas calçar, e que chamavas a mana para tudo...mas nunca deixarás de ser o meu bebé!!

Parabéns por um objectivo cumprido...venham os próximos, que tu, com essa tranquilidade que te é característica, irás enfrentar com um sorriso nos lábios!

Beijos

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Não há coincidências...!

Hoje, depois de me sentir como se o chão me fugisse de debaixo dos pés e como se me tivessem espetado um tijolo entre os olhos...tive uma revelação! Não vi nenhum anjo celestial, apenas percebi que tenho Alguém Maior que vela por mim...

Percebi que não foi por acaso que há 2 semanas me perdi (outra vez, maldito GPS) e fui parar aos "Jardins da Parede", me apaixonei, e pensei que seria um belo sítio para morar, perto do mar, calçadão para correr ou caminhar, jardim no meio, enfim...um sítio simpático! E, já que ando numa onda de mudar a minha vida...porque não repescar a ideia abandonada há meses...e mudar também de casa e de margem...! Também não terá sido por acaso que mencionei em conversa ao agente imobiliário que me acompanhou na visita aos Jardins, o facto de gostar de casas com mezzanine, do género que existem numa determinada zona...
A verdade é que isto culminou com uma proposta de uma visita a uma casa...que ele dissera ser exactamente o que eu procurava, que já tinha estado em venda e que voltara a estar! Mas...não era...definitivamente não era! :D

Quando descobri o que se passara pensei...isto deve ser karma, quanto mais me afasto pior é!
No entanto, foi nesse momento que tive a revelação...o objectivo era que eu descobrisse a mentira major, no meio de todas as outras! É verdade...tem mesmo pernas curtas!

Resumindo, foi bom, foi fantástico mesmo, que tenham sido precisos apenas 2 meses e não 1 ano ou 30 anos, para perceber que me apaixonara pela imagem que foi criada para mim, e não pela pessoa real! Não gostaria de pensar que tudo isto resultou de um conluio entre amigos, mas já me passou pela cabeça demasiadas vezes. Seja como for...what goes around, comes around! É aguardar pela justiça da Divina Providência!
Quanto a mim, tranquila finalmente! Exorcizei o fantasma, livrei-me do que me consumia a alma, e a novela terminou! Posso voltar à vida...e quem sabe me mudo para a Parede, Estoril, Cascais...por aí, quem sabe?! E outras coisas estão a mudar, afinal, sofrer é essencial para crescer...mais um "surto" que me aconteceu!
Obrigada por velares por mim! Agora confio...

Lágrimas...?

Ontem vi o filme Sex&The City pela 2ª vez. Curiosamente, fixei detalhes que da 1ª me tinham escapado, mas eu sei porquê...

Houve algo que a Carrie disse a determinada altura que me deixou a pensar: "Até nem chorei muito! Será que temos um determinado saldo de lágrimas por homem, e já esgotei as que tinha para chorar pelo Big?"

Passando da ficção à realidade, porque será que TEMOS de chorar por algum homem? Por acaso eles choram por nós? Acho que pelo menos por mim nunca nenhum chorou (que eu saiba!)...
Quando será que nós nos revoltaremos contra isto! Mulheres, não acham que chega de desidratarmos por eles?

Eu por mim acho que sim...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

De rir...!

Num momento de descontracção, o grande poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu:

'Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo que me fizeste ontem.

A noite era quente e calma e eu estava em minha cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste.
Encostaste o teu corpo sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor! Percebendo minha aparente indiferença, aconchegaste-te a mim e mordeste-me sem escrúpulos. Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci.
Hoje quando acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão. Deixaste em meu corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu durante a noite.

Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama te esperar. Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força.

Quero te apertar com todas as forças de minhas mãos. Só descansarei quando vir sair o sangue quente do teu corpo.

Só assim, livrar-me-ei de ti, mosquito Filho da P ...!'
Lindo...fez-me lembrar algumas melguinhas! Ai que mázinha que eu sou, hi, hi, hi!

domingo, 29 de junho de 2008

Vá para fora...cá dentro!

Pois é...descobri há dias que as Pousadas de Portugal têm um acordo com os GPS N'Drive...
Porquê? Simples, quando tive de me deslocar ao Algarve em trabalho, e, desorientadinha como sou (Norte, para onde raio é isso...?), se não fosse com GPS, não encontrava sítio nenhum dos que tinha de visitar...
A verdade é que os encontrei a todos, mais pela ajuda da famosa frase "quem tem boca vai a Roma" do que pela orientação do dito cujo GPS. Engraçado foi o regresso à Capital...isso sim, foi hilariante! Programei a "coisa" para Almada e...esperei pelo melhor...!
Resultado: acabei no Algarve profundo, pensando por quantas mais terrinhas perdidas no meio da Serra teria de passar até vislumbrar a A2, e sinceramente...já a antecipar uma noite passada no meio da Serra, se algum local me tivesse a bondade de oferecer abrigo! ;D.
Foi nessa altura que pensei que isto seria um truque tecnológico para evitar a desertificação, e obrigar os Tugas a conhecer o seu país, nem que à força! ;)
Quase, quase em desespero de causa cheguei...ao "Purgatório"! Não, não pensem que o Inferno estava já ali ao virar da esquina! Era MESMO uma localidade com esse nome! A Ana Luísa não teve um ataque de nervos, não deu dois gritos, não, nada disso!! Teve um ataque de gargalhadas como há muito não acontecia e pensou com os seus botões: - Daqui, só pode mesmo melhorar!!!!!
E melhorou, passados uns Km lá estava ela...a A2, linda...brilhando ao sol...e o riso continuava!
Daqui, só uma coisa se pode concluir...até mesmo do purgatório se consegue vislumbrar a luz ao fundo do túnel, é só preciso manter a esperança e continuar o caminho, sem olhar para trás!

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Canções...

Já se deram conta que a maior parte das canções de amor são sobre partidas, desilusões, traições, etc...
É verdade, são poucas aquelas que "celebram" de facto o Amor! Na realidade, é simples de perceber o porquê: quando estamos bem, provavelmente não sentimos a necessidade de expressar as nossas emoções, sendo elas positivas! Só quando estamos mal é que nos vem a veia artística, seja para as canções, seja para a escrita...e de mim falo, havia meses que não escrevia nada, e nas últimas semanas tem sido um rodopio neste blogue :D
Seja como for, este facto fez-me pensar (sim Nuno, eu penso demais!), na quantidade de energia que gastamos a recordar o que poderia ter sido, a questionar o que correu mal, a conjecturar possíveis explicações...e, para quê?! O resultado é sempre o mesmo, façamos o que façamos! Acabou, e nenhuma destas acções vai alterar isso...
Já me disseram muitas vezes que penso demais, e é provavelmente verdade mas, nos últimos dias nem me tenho reconhecido, porque simplesmente...desisti!
Não tenho pensado nestes temas porque...não quero saber das razões, não quero compreender as atitudes dos homens, não quero continuar a desperdiçar a minha energia neste tipo de coisas...não vai mesmo haver nenhum resultado concreto porque agora SEI que nunca o conseguirei! Claro que este "atirar da toalha ao chão" como diria a Susete, tem aquelas consequências de que ninguém quer ouvir falar...
E sim...é isso mesmo que está a acontecer!
Venham as férias, e bem longe daqui...

sexta-feira, 13 de junho de 2008

O que queres?

Recomecei a ler um livro que tinha deixado a meio, por falta de tempo, por achar adequado ao estado actual da minha vida...!



Aquilo que aprendi hoje é que a forma como me encaro a mim e aos outros é a fonte de todos os meus problemas relacionais, isto é, por não me achar merecedora dos afectos, acabo por não os receber mesmo...



Daí que a solução para os meus problemas passe apenas e só por uma auto-valorização: afinal...eu não mereço porquê? Porventura cometi algum crime, não serei eu uma pessoa interessante, bonita, simpática, inteligente...?? Claro que sou, estes e muitos outros adjectivos apreciativos...



Por isso, o caminho que escolhi não é o da auto-comiseração: se quero de facto que alguém me ame, tenho de me amar a mim própria, nem que para isso me torne uma menina Canderel!



A tendência natural que nós temos é pensar: porque é que estas coisas me continuam a acontecer, porque atraio eu sempre pessoas problemáticas? O problema tem de ser meu, claramente!!



Pois, será meio verdade! Os semelhantes atraem-se...


A solução, como bem diz o livro é interrogar-me...Ana Luísa, o que queres da tua vida?


Parece fácil responder??? Mas não é, acreditem! Estive boa parte da tarde (à beira da piscina, é verdade), a reflectir sobre isto e cheguei a algumas conclusões interessantes:


- Quero um trabalho que me satisfaça mas que não me tire saúde;

- Quero um homem que me satisfaça física e intelectualmente, que me ame e que me deixe amá-lo...e que me dê tranquilidade e não insegurança!

- Quero que a minha família viva em harmonia, com saúde, e que não se preocupem comigo!

- Quero ser mãe...porque acho que não me sentiria completa sem isso...

- Quero ter o suficiente para viver sem dificuldades, para poder viajar e ter as comodidades que considero importantes!

- Quero ver os meus amigos felizes...e quero que a minha presença contribua para a felicidade deles!


A seguir, o que fazer? Com esta lista já sei o que quero mas, e como consegui-lo? Simples, o que preciso é de uma mudança de atitude, geral, que passa por deixar o positivismo entrar na minha vida e libertar-me de pensamentos negativos!


Não é nada fácil, mas a vida não é fácil e temos de aprender a vivê-la o melhor possível! Se pensarmos bem, de que adianta pensar: - Fogo, este mês ainda não vendi nada!

Será que isto nos vai fazer ter mais sucesso no mês seguinte?? Sei que NÃO...

Será muito melhor pensar: - Este mês vai ser muito melhor, finalmente serei recompensada pelos meus esforços!


Estão a ver a diferença monumental? Isto é auto-motivação e servirá em TODOS os aspectos da minha vida!


A atitude positiva com que decidi viver a minha vida não é fácil de manter e, por vezes, é quase como bater com o corpo contra um muro de pedra, vezes sem conta, quando parece que o Mundo está contra nós e nos quer derrubar custe o que custar!


Mas, uma coisa vos garanto, meus amigos...hei-de perseverar! E vocês bem sabem que a perseverança é uma característica bem marcante do carácter desta vossa amiga!


Lembrem-se, a nossa felicidade, somos nós que a fazemos...e o contrário também é verdade...

Sejam felizes, passem tempo com os vossos filhos, com os vossos pais e irmãos, com os vossos amigos...nós nunca sabemos quando isto tudo termina...


Beijos fortes desta alma positiva



quinta-feira, 12 de junho de 2008

Relativizar é importante!

Esta madrugada, após mais um despertar inoportuno...dei por mim no youtube a ver um video de um rapaz sem braços nem pernas, mas que se consegue safar a fazer as coisas que nós, que temos os membros todos, consideramos as mais banais do dia-a-dia...e sempre com um sorriso nos lábios!

Foi quase como uma revelação: de facto, a minha vida sentimental já viu bem melhores dias mas...do resto posso-me queixar? Enquanto tiver bracinhos para trabalhar e um cérebro funcional...a vida corre-me bem, o resto...terá de vir por acréscimo! A Susete é que tem razão, amanhã posso já cá não estar! Se quem eu quero não me quer a mim, paciência...o que não tem solução não pode ser um problema!

Por isso, a vida é mesmo é para ser vivida! Hoje é noite de santos populares, vou beber sangria feita de ouro (sim, pelos preços, LoL...) e amanhã...logo se vê!

Sejam felizes...eu vou fazer por isso, mereço!

Beijos

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Crises...!

Sim, devia estar a dormir, está quase na hora do meu despertar habitual mas, hoje nada está a acontecer como era suposto! Era suposto estar a curtir os meus tão merecidos dias de férias, sem qualquer preocupação na mente! Em vez disso, a minha mente está inundada de dúvidas, de ansiedades, de medos e angústias!
Li hoje que estamos na era das "Anti-Cinderelas", algo a que eu própria aludi num dos meus primeiros textos. Este conceito diz que as mulheres deixaram por completo de acreditar em contos de fadas e príncipes encantados e que, agora somos iguais aos homens, no sentido em que a realização pessoal deixou de passar pela constituição de uma família, e que os encontros com o sexo oposto se tornaram uma casualidade e se destinam apenas à satisfação das necessidades básicas da luxúria...
Provavelmente, a grande maioria das mulheres que venha a ler este texto poderá concordar imediatamente com este conceito mas, fá-lo-á de uma forma verdadeira, ou será apenas com o intuito de mostrar ao mundo que é uma mulher moderna e que não precisa "deles" para nada??
Eu, por mim, aquilo que penso é que atravessamos, não uma crise de valores, mas uma crise de sentimentos, em que, pelo facto de dizermos a alguém algo como "Gosto de ti!" desencadeia um rol de recriminações que, ao contrário de aproximar, só afasta as pessoas!

É muito triste constatar isto por uma razão muito simples: vamos ouvir e dizer este tipo de coisas muito menos vezes, pelo medo da reacção do outro lado!! Quase que é mais fácil dizer que, essa pessoa não é minimamente importante para nós, e sentir um suspiro de alívio do outro lado! Hoje em dia, é muito mais fácil ter relacionamentos superficiais, em que, no fundo, não se espera nada do outro lado, nem tão pouco se dá algo mais do nosso lado do que, de facto, investir em alguém ou num sentimento...

Anda meio mundo (incluindo eu) preocupado com a extinção da vida na Terra, devido às alterações climáticas e aos danos (ir)reversíveis feitos ao meio ambiente em geral mas, honestamente, pelo andar da carruagem...acho que a nossa auto-extinção vai acontecer mais depressa pela nossa incapacidade crescente de nos "darmos" uns aos outros!

Provavelmente tenho uma visão "negra" das coisas mas, olhando à volta, é-me impossível ser mais optimista e, eu própria me sinto "arrastada" para este ciclo vicioso de me obrigar a não sentir e recusar-me a dar algo mais de mim do que a simples superficialidade do contacto do corpo...
Quero acreditar que o Amor existe e que é possível darmo-nos a alguém e receber o mesmo de volta mas...não sei se alguma vez isso irá acontecer comigo! A vontade de fugir e comportar-me como uma avestruz é muito, demasiado tentadora...é a saída mais fácil! Afinal...se eu não me der, também não me magoo, verdade?!
MIL VEZES NÃO...a verdade é que me magoo das duas formas por isso, o que fazer? Como proceder? Não há nenhum manual de instruções para sentimentos, e como fazia falta!

Este desabafo é apenas a utilização deste blogue como o divã que, no fundo, sempre quis que fosse...
Amanhã possivelmente a minha visão da realidade estará diferente mas...considerem isto como a minha terapia pessoal!;D

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Luz de embalar...!

Quando era bebé, segundo dizem, só adormecia de mão dada com alguém que se dispusesse a tal…Pelos vistos tranquilizava-me aquela presença.

Mas, como tudo o que é bom não dura sempre, cresci e já não tenho idade para adormecer de mãozinha dada…! Acontece porém, que habitualmente não tenho um sono tranquilo e custa-me muito adormecer, na maioria das noites. A pensar nisto (acho eu…), um amigo ofereceu-me no meu mais recente aniversário, um par de candeeiros que representam o sol e a lua (para brincar com o meu lado lunar…) e que vão emitindo luz de cores diferentes, muito suaves e que projectam padrões engraçados nas paredes.

Ora não é que aquilo funciona mesmo??? Nas últimas noites tenho adormecido com os candeeiros ligados (eu que nunca consegui adormecer com a mínima réstia de luz), e sinto-me a deslizar de uma forma tão tranquila para os braços de Morfeu que só visto…

Pronto, às tantas voltei à infância mas, agora em vez da mãozinha, tenho de ter a luz de presença! Lol…

Whatever, o que interessa é que foi um dos melhores presentes que recebi…e o meu cérebro cansado agradece!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Parabéns....bem atrasados!

Olá a todas(os)!

Queria só deixar os parabéns (bem atrasados) à mentora deste blogue!! Aproveito para convidar quem também se atrasou nos parabéns, a fazer comigo a mea culpa!! (ups....espero não ter sido a única)

E pronto! Acompanhe-se tudo de beijinhos e abraços e está pronto a ser entregue à ex-aniversariante!
:)


Até breve!

C.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Decotes, ginásios e testosterona!

Quem me conhece sabe que sou muito distraída, então se ando com alguma a remoer na mente...não vejo ninguém e chego a passar por antipática! :D
No entanto, não há nada como andar a treinar de ipod nos ouvidos numa sala de musculação cheia de testosterona: não só dá para me abstrair (ainda) mais do que os outros dizem, como posso passar despercebida e observar a fauna e os seus rituais tão curiosos!
Particularmente interessante é ver a diferente atitude dos machos cheios de testosterona perante a mesma mulher, num dia em que ela traga um top com um generoso decote e noutro, em que ela esteja de temperamento mais low profile e prefira uma t-shirt bem larga! Atenção, que este fenómeno foi observado em várias mulheres...
Pois, aquilo que se verifica no primeiro caso é uma série ininterrupta de torcicolos masculinos (e alguns femininos, diga-se!) seguida dos comentários habituais (e discretos) entre eles, sem nunca faltarem as tentativas de encher o peito de ar e realçar os bíceps, os tríceps, etc...para tentar chamar a atenção da fêmea! Pelo contrário, no dia da t-shirt, ela passa e eles "nem aí", continuam o seu treino descontraidamente e sem qualquer menção sequer de virar a cabeça...
Isto leva-me a uma reflexão interessante: será que vale mesmo a pena investir numa pele bem cuidada, num cabelo e rosto bonitos, num sorriso simpático e...melhor ainda, numa personalidade interessante?! É óbvio que a primeira impressão conta muito e os nossos amigos Homens são muito "visuais" mas...do pescoço para cima também existimos! :D
Irei continuar na minha pesquisa deveras interessante sobre estes e outros comportamentos e manter-vos-ei informados(as) dos desenvolvimentos! Agora são as fêmeas que serão observadas em situações similares! Palpita-me que os resultados não serão muito diferentes...
Até lá...beijos!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Rebound...!

Andei à procura de uma definição de "Rebound", já que tanta gente me tem perguntado ultimamente o que é exactamente isto. Na Wikipedia encontrei esta definição bem gira e que acho que está bastante perceptível:
"Within the context of dating, to rebound refers to the undefined period of time following a particularly painful break-up, when the reboundee is psychologically incapable of making healthy judgements and decisions regarding suitable partners. "Julie is on the rebound."; "Mike is Julie's rebound". If it is used in the latter sense, then a rebound is described as the partner that someone has following a breakup. Rebound is the phase that a person not so out of a painful break-up goes through and in this process needs someone emotionally or sometimes physically, just to assure him/herself that he is completely out of the messy break-up."
Apesar de redutora, esta definição explica o essencial, que é...depois de um relacionamento falhado ou de uma paixão não correspondida, TODOS devemos a nós mesmos um período de "luto", durante o qual nos devemos abster de tentar qualquer outro tipo de relacionamento romântico. Acreditem em mim, vai correr mal...para nós e para o desgraçado ou desgraçada que nos apareça pela frente!
É preferível evitar situações menos claras, one-night-stands e potenciais apaixonados(as) pois de facto, todo e qualquer raciocínio que se fizer durante este período estará seguramente deturpado numa mente magoada e desiludida...
Pelo contrário, se as atenções forem viradas para dentro, talvez descubramos no que errámos da última vez e possamos tentar não cometer os mesmos erros da próxima. Sim, porque haverá uma próxima, somos animais e precisamos de...conviver!(cof! cof!)
Resumindo, dêem-se a vós mesmos o tempo que precisam para recuperarem o equilíbrio emocional pois ao procurar afectos em sítios e/ou pessoas erradas, não só aumentam as probabilidades de se magoarem ainda mais, como podem acabar magoando outras pessoas que não têm qualquer responsabilidade nos vossos insucessos anteriores...
Ah...e o Rebound nunca servirá como desculpa para magoar alguém...!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Mudança de Pele...!

Ando a reflectir neste post há várias semanas…não sei se por estar a tentar perceber o que se passa na minha mente ou por ter receio de verbalizar o que na realidade me vai na alma….
Os meus amigos sabem o mau bocado que passei nos últimos meses…embora existam pessoas que (ainda) pensam que uma cirurgia à anca é “peanuts”, a verdade é que me deitou bastante abaixo e tal reflectiu-se e muito em todos os campos da minha vida! É certo que, no meio de tudo, houve pontos francamente positivos… nomeadamente o sentir que me tornei mais humana, mais desperta para os dramas alheios (irónico, não é?!) e talvez tenha aprendido a dar mais valor àquilo que sempre tomei como garantido…a plena funcionalidade do meu corpo e a independência em relação aos outros. Sempre detestei a sensação de estar dependente de alguém mas, nesta altura, por me sentir mesmo incapaz do mais básico, como calçar uma meia…não tive mesmo alternativa que não fosse a de baixar os braços e deixar os outros ajudarem-me (obrigada mãe, pai…) …
Isto custou-me, mais do que alguém possa perceber e porquê? Não sei…sou apenas assim!
Ao mesmo tempo existiu alguém que me fez crer que o meu cinismo relativamente aos relacionamentos poderia ser derrubado mas…mais uma vez, tal não se concretizou! Não atribuo culpas, já o fiz, aliás…acho que já passei pelas fases todas mas, neste preciso momento, estou cansada e este é um tema que quero ver definitivamente encerrado na minha vida! Já não fazes parte de mim, da minha vida, nem daquilo que eu pensei um dia querer! Adeus…!

Dizem que crescemos todos os dias! Não concordo em absoluto com esta afirmação! Penso que o nosso crescimento se dá por “surtos”, à semelhança do que acontece com algumas doenças em que um determinado evento despoleta uma pioria acentuada…
Não que crescer seja uma pioria do nosso estado anterior…mas que envolve quase sempre dor e bastantes dúvidas…disso, meus amigos, tenho a certeza! Durante a minha vida passei já por alguns destes momentos, os tais “surtos”, em que fui obrigada a crescer e enfrentar coisas que não queria e não achava que estivesse preparada para mas, no entanto, é por causa deles que sou quem sou, que sou autêntica e verdadeira, doa a quem doer! Não peço desculpa por dizer o que sinto e, se algum dia mudar de opinião em relação a esta postura, será apenas o resultado de um qualquer novo “surto” que o tal senhor Universo me faça enfrentar…
Há, no entanto, algo de profundamente diferente em mim neste momento! Sinto que ocorreu uma mudança radical na minha forma de ver a minha vida e a vida das pessoas que dela fazem, fizeram, ou farão parte…já não tenho os mesmos desejos, as mesmas ambições…
Esta é talvez a parte mais difícil de exprimir, porque sei que as pessoas que lerem este post e que me conhecem bem, poderão pensar que se trata de lidar com algo doloroso! Acreditem que não é o caso…a dor, à excepção da da perna, que custa muito mais a passar…está vencida! Estou de volta…mas não sou a mesma, isso não!
A minha constante divisão entre a minha carreira e o desejo dos bebés terminou…! A carreira venceu, assim como a minha vontade de viver a minha vida! Aquilo que eu pensava que queria, não era realmente o que eu ansiava, mas sim o que eu achava que deveria ansiar! Afinal…o que eu gosto mesmo é de viajar, sair com amigos, fazer o que me apetece, quando me apetece! Não seria tremendamente egoísta da minha parte prosseguir com esta teimosia, só porque sim, sem reflectir no assunto com a maior frieza possível? Acho que não…
Também no capítulo do relacionamento com o sexo fraco (lá vem a farpa outra vez, hihihi!) as coisas se alteraram profundamente. Não meninos, não virei lésbica nem nada que se pareça…continuo a apreciar-vos naquilo que vocês têm de bom (e não me adianto mais…para não ser demasiado explícita) mas…também não vos quero para companhia permanente! Cheguei à conclusão que adoro chegar à noite a casa e ter a possibilidade de escolher se quero ou não companhia! (Neste momento as minhas amigas casadas, juntas e assim-assim estão todas a abanar a cabeça e a dizer…”que inveja, se eu soubesse antes…!”)
Pois minhas queridas, poderia voltar aos SAPOS, histórias das avós e por aí adiante mas…vocês já sabem o que quero dizer!
Assim, e em jeito de conclusão, o meu objectivo de vida é VIVER…nada mais do que isso! Trabalharei com afinco, como sempre fiz, para me sentir realizada, para sentir que o meu cérebro serve mesmo para alguma coisa, e para ganhar dinheiro para servir o maior propósito de todos que é o de me DIVERTIR à grande, sempre que haja oportunidade para tal! Algumas viagens estão agendadas, convívios existem sempre que se queira e…há tanta gente interessante para se conhecer neste mundo tão grande, não é verdade?! E, mais importante ainda, o Mundo tem mesmo de conhecer estas 3 exemplares tão bem conseguidas do sexo feminino, ou não é assim?!

Dedico-vos este texto, a ti SUSETE, por tudo o que és e que nunca me farto de dizer, e a ti, Prima linda, a “CALINHA” do Luís…pela força que tens demonstrado na tua vida que não tem sido nada simpática nos últimos tempos, e que me tens passado, às vezes por meio da força bruta, tão “nossa” característica, mas que resulta na perfeição!

Somos ÚNICAS…essa é a verdade! Pessoal…cuidem-se, que nós andamos por aí!!!!!!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

COBARDIA, OU TALVEZ COMODISMO...

Hoje, mais um daqueles dias passado no hospital, tanta gente... na sala de espera, mas é sempre assim, BEM VINDO ao S.N.S. (serviço nacional de saúde)!
Horários de consultas? O que é isso?
20 (só) doentes para a mesma hora, "apesar" de doentes parecerem animais numa arena, para ganharem o 1º lugar!
O que se passa?
Doentes que se comportam como "bichos".
Profissionais de saúde, que apenas "vegetam" no funcionalismo público.
O "favor", que esta gente nos faz!
Onde está a chamada vocação?
Onde está o lado humano da saúde?
Tretas, se tiveres a infelicidade de cair nos hospitais do estado, estás tramado, ou então cais nas mãos das "honrosas excepções"...
Está na hora de começar a reclamar, mas com inteligência... "LIVRO DE RECLAMAÇÕES" - eles existem, usem-nos e vamos deixar de pertencer à classe dos que por COMODISMO não protestam!!! NÃO SE CALEM...

"O MEDO É A ARMA DOS FRACOS!"

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Preciso de colo!!!!

Talvez por hoje ser o dia dos namorados, e presentemente eu estar num periodo de indecisão, preciso de colo, ou talvez quem sabe relaxar no sofá que serve de base para este blogue.



A minha vida dava uma trágico-comédia, mas não, não vou descarregar nem nos Homens e o seu caracter (ou falta dele), vou abrir o meu coração, e agora que já estou mais calma e confiante, aconselhar todas as MULHERES a olharem para o seu umbigo, aprenderem a valorizar a vida e a irem à luta com tudo, eu costumo dizer à GANÂNCIA!



Agora que sei que afinal o meu cancro não voltou a fazer das suas... Quero que todos aqueles que lerem este pedido de colo, pensem em si mesmo, e perguntem se vale a pena vivermos esta vida (que é tão curta) de forma tão mesquinha! Inveja, Intriga, Mentira, Traição... para quê?



Amanhã, quando acordar, e esta loucura de corações, flores, músicas românticas, jantares, tiver passado, estou certa que sou mais FELIZ e REALIZADA, mesmo sozinha, do que a maioria dos casais que hoje comemoraram o "AMOR"!!!!



Serve para mim, e para muitas mulheres que por várias razões estão sozinhas, mas é uma máxima que deve ser pensada e aplicada "ANTES SÓ, DO QUE COM ALGUEM QUE NOS FAÇA SENTIR SÓS".



Tentei não ser dramática! Mas a partir de hoje, quando fizer entradas no blogue é a doer!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O universo está claramente louco!

Porque é que coisas más acontecem a boas pessoas??????!!!!
Acho que nunca irei perceber esta lógica e recuso-me a crer que haja alguma razão divina para isto...
Amiga...agora é a minha vez!Sei que as tuas experiências anteriores de abandono te fazem encerrar na conchinha e sofrer sozinha mas, desta vez, e a partir de agora, nunca mais precisarás de o fazer! Seja o que for que o futuro te traga, de bom e de mau, eu sou o teu "colchão de penas" para te amparar as quedas, o teu "casaco de malha polar", para te aquecer a alma e a tua "t-shirt do Calvin" para te fazer rir...

Há pessoas ÚNICAS e tu és uma das poucas que conheço realmente ESPECIAL, no meio de um marasmo de gente pobre de espírito! Mereces tudo de bom e a VIDA, apesar de madrasta até agora, vai dar-te ainda muitas alegrias! Sabes que eu, e os teus restantes amigos, sabemos o teu valor e amamos-te com toda a nossa alma!

Por isso, e para terminar esta "declaração" com um toque positivo...que só tu conheces o significado..."ti amo...muito!!!!"

Beijinhos da tua IRMÃ DE CORAÇÃO!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Universo...estás a ouvir-me?

Ouvi ontem dizer que as coincidências não existem! Não estou totalmente convencida mas...admito essa possibilidade!
Ontem foi um dia bastante especial, não só pelo jantar fantástico e animado que os meus amigalhaços me proporcionaram, mas pela "coincidência" de ter assistido a um programa que falava sobre "O Segredo". Sem entrar em discussões sobre a total veracidade das afirmações, pois sou muito céptica em relação a estes temas de auto-ajuda (a maior parte são uma treta...), houve algo que foi dito que me deixou a pensar: "aquilo que nós pedimos ao Universo, sob a forma de queixas (energias negativas) ou de atitudes positivas, será aquilo que iremos receber em troca..."
Ora, considerando que esta afirmação se traduz em acontecimentos na nossa vida, então atitudes positivas só atrairão resultados positivos, certo?!
Assim...e depois de "dormir sobre o assunto", tomei (mais) uma decisão de Ano Novo (estou sempre a tempo) e vou começar a escutar aquilo que o Universo me diz!

Há algum tempo atrás, o Tiago disse-me que eu não sabia ler os sinais do Universo. Desculpa não te ter escutado na altura certa Tiago mas, dou a mão à palmatória...tinhas toda a razão!!!

Assim, com alguma dificuldade, porque estas coisas são fáceis de dizer mas mais dificeis de concretizar, coloquei as minhas antenas no ar, e irei estar mais atenta a partir de agora! Dificilmente me escapará alguma coisa...;-)
Por outro lado, as atitudes positivas regem a minha vida...Os meus sonhos deixarão de o ser e transformar-se-ão em objectivos e os passos para os concretizar começam hoje a ser dados!
Tenho TUDO o que preciso para os concretizar!

Pela primeira vez, desde há muito tempo...sei exactamente o que quero...e o Universo está a ouvir-me! Agora colabora, OK?! ;-))

Beijocas ao Mundo Inteiro...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Is Romance Dead?

A questão é simples de colocar e quase impossível de responder...
Há alguns dias, uma mulher cuja opinião valorizo tremendamente, defendeu que é impossível manter o romance vivo numa relação amorosa, por tempo indefinido...A rotina instala-se, os "calores" arrefecem, de repente outros programas com outras pessoas ou coisas (sim, há quem prefira o PC) tornam-se mais interessantes...e por aí fora.
Eu até acredito que sim...não sou assim tão ingénua! Mas, gostava de acreditar que é possível manter a labareda (chama é fraquinho), desde que se queira e não se deixe que os aborrecimentos no trabalho, as 2h de fila na Ponte 25 de Abril ou os putos aos berros o serão inteiro façam esquecer a pessoa formidável que encontrámos um dia e pela qual nos apaixonámos...
É claro que provavelmente devem estar a pensar que estou a ouvir violinos mas...a culpa é de quem????Das avós, que nos contam as histórias da Bela Adormecida e afins, em que há sempre um Príncipe Encantado, sem defeitos e cheio de qualidades. Pois, esqueceram-se foi de nos dizer que essa personagem é totalmente IRREAL, tal como é a da DONZELA INDEFESA, porque se há coisa que não somos é indefesas (donzelas não comento...).
Na realidade, o que existem são PESSOAS REAIS, com todos os defeitos e qualidades imagináveis mas que merecem amar e ser amados de igual forma...
Eu costumo dizer que só existem mesmo SAPOS...mas é da boca para fora! No fundo, ainda tenho esperança que o meu feitio insuportável e as minhas inseguranças loucas não me afastem do AMOR VERDADEIRO. Ele tem de existir pois senão...what's the point?!
Este texto não tem nem uma pontinha de neura...pretende apenas ser uma reflexão há muito prometida! Prometi que iria dizer bem dos Homens no meu próximo texto por isso...ELES não têm mais nem menos defeitos que ELAS, às vezes são é defeitos diferentes e que nos confundem a alma até ao desespero!
Mas a VIDA sem o sexo masculino seria um aborrecimento porque, no fundo...eles até nos fazem (muita) falta! Deixemo-nos de feminismos absurdos e vamos tentar comunicar melhor com o sexo fraco (a farpa era indispensável, desculpem lá...)!