quinta-feira, 13 de março de 2008

Rebound...!

Andei à procura de uma definição de "Rebound", já que tanta gente me tem perguntado ultimamente o que é exactamente isto. Na Wikipedia encontrei esta definição bem gira e que acho que está bastante perceptível:
"Within the context of dating, to rebound refers to the undefined period of time following a particularly painful break-up, when the reboundee is psychologically incapable of making healthy judgements and decisions regarding suitable partners. "Julie is on the rebound."; "Mike is Julie's rebound". If it is used in the latter sense, then a rebound is described as the partner that someone has following a breakup. Rebound is the phase that a person not so out of a painful break-up goes through and in this process needs someone emotionally or sometimes physically, just to assure him/herself that he is completely out of the messy break-up."
Apesar de redutora, esta definição explica o essencial, que é...depois de um relacionamento falhado ou de uma paixão não correspondida, TODOS devemos a nós mesmos um período de "luto", durante o qual nos devemos abster de tentar qualquer outro tipo de relacionamento romântico. Acreditem em mim, vai correr mal...para nós e para o desgraçado ou desgraçada que nos apareça pela frente!
É preferível evitar situações menos claras, one-night-stands e potenciais apaixonados(as) pois de facto, todo e qualquer raciocínio que se fizer durante este período estará seguramente deturpado numa mente magoada e desiludida...
Pelo contrário, se as atenções forem viradas para dentro, talvez descubramos no que errámos da última vez e possamos tentar não cometer os mesmos erros da próxima. Sim, porque haverá uma próxima, somos animais e precisamos de...conviver!(cof! cof!)
Resumindo, dêem-se a vós mesmos o tempo que precisam para recuperarem o equilíbrio emocional pois ao procurar afectos em sítios e/ou pessoas erradas, não só aumentam as probabilidades de se magoarem ainda mais, como podem acabar magoando outras pessoas que não têm qualquer responsabilidade nos vossos insucessos anteriores...
Ah...e o Rebound nunca servirá como desculpa para magoar alguém...!

5 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não nos conhecer-mos e, de ter encontrado este blog por mero acaso, tenho de dar os meus parabéns às autoras.

E agora o comentário:

Ao dizeres que o "Rebound nunca servirá como desculpa para magoar alguém...!"... Sinto nas tuas palavras que já alguém te fez sofrer tendo como base essa desculpa “esfarrapada”.

Apesar de não nos conhecermos, digo-te, não vale a pena.

Alimentar falsas expectativas que, mais tarde ou mais cedo, se provam irreais é o pior que podemos fazer a nós mesmos.

Temos de Amar, acima de tudo e de todos, o que somos e, só será merecedor do nosso amor, quem o faça com igual intensidade (contra tudo e contra todos).

Continuem!

Susete Marques disse...

Posso ser mázinha! Diz-me onde é o velório que eu vou (claro que estou a ser sarcástica), não sei se percebi muito bem, mas sofrer por um relacionamento falhado ou pior ainda uma paixão não correspondida, dá-me a perspectiva que estou viva e principalmente a viver como toda a gente "normal"!
Abster-me de viver, com medo que algum coitado possa levar por tabela é coisa que não faço, senão um dia quando olhar para trás, vou ver o que podia ter vivido e não vivi...
Não cries à partida periodos de reflexão ou luto, porque a vida continua, nada a vai parar porque decidiste ser ponderada para não te "vingares" no 1º que te aparecer à frente!
Sabes lá, se esse "coitado" por acaso não é o "TAL"...

Zey disse...

Portanto, isto no fundo, é como gelatina.

Havia uma taça de gelatina... deliciosa, sem dúvida. Porém eventualmente acabou por chegar ao fim. As razões para isso são imensas... venha o diabo e escolha-as.

Por agora não há gelatina. É uma pena, e é natural que ficamos sempre uns tempos a pensar no quão boa ela era, e o quão bem nos soube. Mas sem stress, quando acaba uma, faz-se outra logo a seguir!

Problema... estas gelatinas demoram imeeeenso tempo a fazer. E de facto não há nada a fazer a não ser esperar que elas fiquem prontas!

É claro que podemos retirar a gelatina do frigorífico antes do tempo... mas não é nada de jeito, né? E provavelmente não nos vai cair bem...

Portanto resta esperar. E aqui vem a parte complicada... é que a gelatina acaba por ficar pronta, mas obviamente não avisa ninguém que está no ponto! É claro que na caixa diz um tempo "estimado" dela ficar pronta, mas quantas, quaaaaantas vezes fomos ao frigorífico após esse tempo, apenas para descobrir que ainda estava tudo em líquido?

E aí reside o verdadeiro BUSÍLIS da questão! (não faço ideia o que é o busílis, mas faz-me parecer mais inteligente a usá-lo)

A gelatina pode ficar ali, prontíssima, durante imenso tempo, sem ninguém reparar nisso! É um verdadeiro desperdício de tempo.

Porém... até convém que assim seja. E apesar de sabermos que já passou o tempo "estimado" na caixa, e que muito provavelmente ela já estará pronta... esperamos um bocadinho mais. Porque aí teremos toda a certeza e segurança de que, quando ela finalmente for consumida, estará absolutamente deliciosa.

E quando esta gelatina acabar... faz-se outra! E quem fôr verdadeiramente inteligente vai fazendo gelatina antes da actual terminar.

E agora se me dão licença... vou comer gelatina.

Aninhas disse...

Anónimo,obrigada pelos teus parabéns, mas na verdade, só escrevemos o que sentimos!

Já percebi que há algumas más interpretações do meu post mas, nos blogues é mesmo assim, as interpretações são absolutamente livres!;)

Por acaso acho que ainda não fui vítima do rebound de ninguém e, se algum dia isso estiver para acontecer, espero ter inteligência para o perceber e "saltar fora" antes de um mal maior!:D

Não, o post era mesmo geral...claro que o que escrevo resulta sempre de alguma experiência (gelatinosa ou não, pessoal ou não) pois só assim se consegue escrever com alma!

Espero que nos visites mais vezes!
Hasta siempre!

Anónimo disse...

nao me interpretem mal....
mas em vez de tentarmos encontrar uma definiçao para efeito "rebound"; nao será melhor encontrar a definiçao " viver a vida tal com ela é"?
Enquanto "perdemos" tempo a arranjar definiçoes para os problemas q habitulmente somos nós q os criamos; a vida continua!
Nao façamos castelos na areia!

E como diz uma pessoa q conheço.... o q nao nos mata tornanos mais fortes! ;)

Faço um apelo... MULHERES E HOMENS deste mundo:

POR FAVOR VIVAM E DISFRUTEM DO Q VOS É DADO E NAO SE TORNEM TEORICOS DA VIDA AO DEFINIREM TD O Q VOS DESGRADA