segunda-feira, 9 de junho de 2008

Crises...!

Sim, devia estar a dormir, está quase na hora do meu despertar habitual mas, hoje nada está a acontecer como era suposto! Era suposto estar a curtir os meus tão merecidos dias de férias, sem qualquer preocupação na mente! Em vez disso, a minha mente está inundada de dúvidas, de ansiedades, de medos e angústias!
Li hoje que estamos na era das "Anti-Cinderelas", algo a que eu própria aludi num dos meus primeiros textos. Este conceito diz que as mulheres deixaram por completo de acreditar em contos de fadas e príncipes encantados e que, agora somos iguais aos homens, no sentido em que a realização pessoal deixou de passar pela constituição de uma família, e que os encontros com o sexo oposto se tornaram uma casualidade e se destinam apenas à satisfação das necessidades básicas da luxúria...
Provavelmente, a grande maioria das mulheres que venha a ler este texto poderá concordar imediatamente com este conceito mas, fá-lo-á de uma forma verdadeira, ou será apenas com o intuito de mostrar ao mundo que é uma mulher moderna e que não precisa "deles" para nada??
Eu, por mim, aquilo que penso é que atravessamos, não uma crise de valores, mas uma crise de sentimentos, em que, pelo facto de dizermos a alguém algo como "Gosto de ti!" desencadeia um rol de recriminações que, ao contrário de aproximar, só afasta as pessoas!

É muito triste constatar isto por uma razão muito simples: vamos ouvir e dizer este tipo de coisas muito menos vezes, pelo medo da reacção do outro lado!! Quase que é mais fácil dizer que, essa pessoa não é minimamente importante para nós, e sentir um suspiro de alívio do outro lado! Hoje em dia, é muito mais fácil ter relacionamentos superficiais, em que, no fundo, não se espera nada do outro lado, nem tão pouco se dá algo mais do nosso lado do que, de facto, investir em alguém ou num sentimento...

Anda meio mundo (incluindo eu) preocupado com a extinção da vida na Terra, devido às alterações climáticas e aos danos (ir)reversíveis feitos ao meio ambiente em geral mas, honestamente, pelo andar da carruagem...acho que a nossa auto-extinção vai acontecer mais depressa pela nossa incapacidade crescente de nos "darmos" uns aos outros!

Provavelmente tenho uma visão "negra" das coisas mas, olhando à volta, é-me impossível ser mais optimista e, eu própria me sinto "arrastada" para este ciclo vicioso de me obrigar a não sentir e recusar-me a dar algo mais de mim do que a simples superficialidade do contacto do corpo...
Quero acreditar que o Amor existe e que é possível darmo-nos a alguém e receber o mesmo de volta mas...não sei se alguma vez isso irá acontecer comigo! A vontade de fugir e comportar-me como uma avestruz é muito, demasiado tentadora...é a saída mais fácil! Afinal...se eu não me der, também não me magoo, verdade?!
MIL VEZES NÃO...a verdade é que me magoo das duas formas por isso, o que fazer? Como proceder? Não há nenhum manual de instruções para sentimentos, e como fazia falta!

Este desabafo é apenas a utilização deste blogue como o divã que, no fundo, sempre quis que fosse...
Amanhã possivelmente a minha visão da realidade estará diferente mas...considerem isto como a minha terapia pessoal!;D

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo que por um lado o romantismo de antigamente se desvaneceu nesta era "fria" demasiado racional e egoísta que, infelizmente, nos tem envolvido em alguma mágoa. Por outro, nem tudo são más noticias... O grande problema é que, hoje em dia, somos nós que procuramos essa mesma situação (negativa); Não estamos a ir pelo caminho certo, o que, acaba por nos incutir uma imagem negativa e que também nos transforma. Falando por mim, rejeição de sentimentos é algo que não existe e muito menos desencadear algo contrário do que era suposto, muito antes pelo contrário. Existe ainda muito por constatar e o melhor está ai para vir... É só uma questão de sabedoria.