terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

COBARDIA, OU TALVEZ COMODISMO...

Hoje, mais um daqueles dias passado no hospital, tanta gente... na sala de espera, mas é sempre assim, BEM VINDO ao S.N.S. (serviço nacional de saúde)!
Horários de consultas? O que é isso?
20 (só) doentes para a mesma hora, "apesar" de doentes parecerem animais numa arena, para ganharem o 1º lugar!
O que se passa?
Doentes que se comportam como "bichos".
Profissionais de saúde, que apenas "vegetam" no funcionalismo público.
O "favor", que esta gente nos faz!
Onde está a chamada vocação?
Onde está o lado humano da saúde?
Tretas, se tiveres a infelicidade de cair nos hospitais do estado, estás tramado, ou então cais nas mãos das "honrosas excepções"...
Está na hora de começar a reclamar, mas com inteligência... "LIVRO DE RECLAMAÇÕES" - eles existem, usem-nos e vamos deixar de pertencer à classe dos que por COMODISMO não protestam!!! NÃO SE CALEM...

"O MEDO É A ARMA DOS FRACOS!"

1 comentário:

Aninhas disse...

Podemos todos estar indignados!Eu pp já passei horas à espera de uma consulta no HSM e, mm assim, mta sorte tenho eu, comparativamente com a maior parte das pessoas q lá encontro nas salas de espera, q se vê não terem mm qq outra opção!

A verdade é q o futuro do SNS é, à semelhança de países como os EUA, o cuidado dos "indigentes"...quem não tiver um seguro de saúde (mm sendo as companhias de seguros outra máfia...), daqui a algum tempo, dificilmente terá acesso aos cuidados mais básicos!

Quantos aos profissionais de saúde, não os querendo desculpar, é um pouco difícil manter-se a motivação, quando as remunerações são as misérias que são! O Ministério da Saúde quer que os médicos, nomeadamente os especialistas, piquem o ponto para provar que estão no hospital, no centro de saúde ou em qq sítio do género, e não a praticar medicina privada. Em 1º lugar, é facílimo picar o ponto, ou "pôr o dedinho", e sair exactamente pelo mesmo sítio por onde se entrou; Em 2º lugar, se pagam a médicos especialistas com 30 e 40 anos de serviço, o mesmo que recebe um recém-licenciado ou mesmo um operário fabril especializado, o que esperam? Dedicação???? Andam estas pessoas a queimar pestanas anos sem fim e a trabalhar que nem mouros para prestar os melhores cuidados de saúde possíveis às populações...e é esta a recompensa?! Não admira que não haja motivação!

Outra coisa que é fundamental é a boa educação: mais uma vez sem querer desculpar os profissionais de saúde, é difícil suportar algumas pessoas que aparecem nas urgências, por exemplo, numa postura de agressividade e de insulto, dirigidos a pessoas que, na maior parte das vezes, estão há 48h ou mais a pé, e que fazem o que podem para os atender o melhor possível...

Resumindo, e como disseste bem, usar o "Livro de reclamações" é um bom começo mas, no meu entender, sem mudanças de base e profundas, dificilmente o cenário melhorará e, pelo contrário...a tendência é mesmo piorar!
Beijocas