quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Bullying e desculpas!

Há algumas semanas atrás vi uma reportagem na SIC, amplamente publicitada, sobre esse fenómeno, recentemente denominado em Portugal...de Bullying! Primeiro não percebi o que era, e quando percebi questionei-me: "Mas, será que estas pessoas não andaram na escola? O jornalismo é uma licenciatura (certo?!), logo, implica que seguramente não passaram do jardim-escola, directamente para a Universidade!!!!"
Curiosa, esperei para ver o que iria sair dali e, felizmente, os comentadores, esses sim, andaram na escola...e disseram e repetiram várias vezes que o Bullying SEMPRE EXISTIU! Ou não se lembram daquela desgraçada da nossa turma de um qualquer ano do liceu, que, para seu desgosto, usava óculos?? Qual era o seu nome carinhoso? Pois claro..."caixa-d'óculos"!!
E aqueles nossos colegas de constituição mais frágil, que eram levados sem dó nem piedade, a tomar banho no bebedouro em quase todos os intervalos a meio do Inverno, ou cujos genitais eram forçados contra um pilar...em pleno recinto, e à frente de quem quisesse ver, incluindo professores, e auxiliares de educação (nome pomposo para os contínuos), ao mesmo tempo que eram insultados e alvo de risotas por quase todos os colegas a assistir???!!!
Infelizmente, eu não só assisti a estas cenas tristes, como também fui alvo desse fenómeno tão século XXI...há quase 20 anos!! Agressões físicas nunca sofri, até porque tenho a mão pesada...mas agressões verbais...dessas perdi-lhes a conta!! Estas agressões marcam uma vida e deixam marcas que nunca mais se esquecem.
Mas...aqui entra o livre-arbítrio e a inteligência de cada um! Se deixarmos que as atitudes cobardes de meia dúzia de paspalhos, cujos sentimentos de inferioridade para connosco - as pessoas com valor, inteligentes, e que sobressaem por isso mesmo - nos quebrem...então só mostramos que não somos melhores que eles!
Há algum tempo re-encontrei uma dessas pessoas, que me fez a vida negra, me provocou muitas lágrimas, e me humilhou ao chamar-me nomes que ainda hoje me afectam enormemente!! Mas, e como nada acontece por acaso...constatei que ele é um pobre diabo, que nunca fez nada na vida, acho que até estava desempregado na altura, sem formação, gordo (vingança, haha!), baixo e careca...enfim, uma anedota de homem!
Por isso, meus amigos, existirão sempre pessoas que, ao se sentirem inferiores a nós, nos tentarão puxar para o seu nível em vez de se esforçarem por subir e competir connosco de igual para igual!! Cabe-nos a nós decidir como lidamos com essas pessoas! Deixamos que nos deitem abaixo? Ou, pelo contrário, encaramos as suas tristes acções e opiniões por aquilo que valem, que é NADA..., levantamos a cabeça e aprendemos a olharmo-nos no nosso espelho físico e intelectual com realismo, e nos valorizamos a nós próprios????
Acho que a segunda opção é bem melhor!!!
Por isso, e por mim falo, deixemo-nos de desculpas...o bullying sempre existiu e sempre existirá, enquanto houverem pessoas mal formadas no nosso mundo! Acreditam que esse dia chegará? Então têm mais fé do que eu!!! :D
Beijocas e espero que o meu texto ajude alguém